Reflexão sobre a utilização de equipamentos públicos e privados de lazer (caso da sede do América-RJ)

A recente tentativa de leiloar a sede do América-RJ, em Campos Sales, abriu discussão de como estão sendo utilizados estes espaços atualmente.

O Local, endereço tradicional do Rio de Janeiro, já foi palco para o desenvolvimento de vários esportes: futebol, basquete, futsal, voleibol, esportes aquáticos, já possuiu um número de sócios que passava muito de mil pessoas.

Hoje vejo através das imagens na TV, uma sede abandonada, o número de sócios não deve chegar a 200 pessoas. O clube endividado, vítima de más administrações e do próprio sistema.

Defendo a iniciativa de proteção dos clubes não somente pela questão histórica, mas por acreditar que clubes como o América-RJ ainda têm uma função importante para a sociedade.

Essa situação de abandono dos clubes esportivos não é só uma questão do América, posso afirmar que mais de 90% dos clubes no Brasil estão abandonados, com dívidas, sem utilizar bem a infra-estrutura já existente.

Mas porque isso está acontecendo com os clubes?

É evidente que existem outros fatores, como o fator econômico, mas pra mim a questão toda gira em torno de como a sociedade valoriza a ATIVIDADE FÍSICA.

No início do século XX, a atividade física era muito valorizada, como forma de manter a saúde física e mental. A idéia do Higienismo imperava e fazer atividade física era vital para manter a sociedade mais saudável.

Passados quase um século, outras idéias surgiram na educação física, hoje já é comprovado cientificamente os benéficos que a atividade física proporciona, todos já conhecem a importância do esporte, já é senso comum que a atividade física é essencial para manutenção de hábitos de vida saudável. Então porque os clubes não melhoraram? O número de sócios não aumentaram? Porque mais pessoas não tiveram a oportunidade de ter locais para realizar exercícios?

É evidente que do início do século XX para o início do século XXI o número de clubes aumentou significadamente. Mais pessoas realizam atividades físicas e se envolvem com o esporte. Mas então porque os clubes estão tão decadentes?

Acredito que é pelo fato de governos e a sociedade terem dado menor importância para atividade física, super valorizando as atividades de trabalho e de outras atividades de lazer.

Mas está na hora de tudo isso mudar, a sociedade tem que perceber novamente a importância que um clube esportivo têm, não só para realização de atividades físicas, como também para atividades de lazer e atividades sociais.

O Governo e a sociedade devem reavaliar a situação financeira dos clubes, políticas públicas devem ser lançadas para mostrar à sociedade a importância de atividades físicas. Professores de Educação Física devem abraçar os clubes que são sócios, para que seja aproveitada toda estrutura já existente para projetos com sócios e até projetos sociais.

Os clubes têm que deixar apenas de ser local de festa e assumir o seu real objetivo que é promover atividades físicas e de lazer.

O Brasil campeão em má qualidade da saúde pública e sede das olimpíadas de 2006 precisa novamente dos clubes, para promover espaços de interação social e descobrir e desenvolver novos talentos olímpicos.

O Brasil se tornará um país olímpico não pela Escola, o objetivo principal da Escola é com a educação. Será que ninguém percebeu que é função dos clubes “formar” atletas? E que já passou da hora de termos clubes reativados e melhores?

Deixe um comentário